OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos motor, intelectual e sócio-emocional.
Promover
a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o
interesse da criança pequena pelo processo de transformação da natureza
e pela dinâmica da vida social.
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses.
Oferecer oportunidades de fortalecimento da auto-estima e de construção da identidade.
Construir uma forma privilegiada de aprender, onde o ambiente lúdico envolva criativamente a criança no processo educativo.
Valorizar
o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidade e
funções, para que as crianças atuem desta forma também na sociedade.
Enfatizar
o início da vida social, segurança e independência num ambiente afetivo
e acolhedor, onde a criança sinta prazer em aprender.
Normas EDUCAÇÃO INFANTIL
a) Agenda:
Este
é um dos nossos meios de comunicação. A família deve manter os dados do
aluno sempre atualizados, principalmente os telefones de contato. Todas
as informações relevantes devem ser registradas na agenda pela
professora e pelos pais. A mesma deve ser lida e rubricada diariamente.
b) Horário:
Entrada Saída
Integral: 08h00 16h30min
IMPORTANTE:
Entrada:
Os pais ou responsáveis deverão conduzi-las até o prédio da Educação
Infantil, deixando-as com o profissional da escola.
Atrasos:
O aluno que chegar atrasado deverá ser encaminhado à Direção. A
receptor entrará em contato com a Coordenação, que autorizará a entrada
do aluno e o recepcionará na Educação Infantil
Saídas: Só é permitida
a saída dos alunos, 10 minutos antes do horário estabelecido, 16h20 . A
antecipação exagerada acarreta interrupção das atividades realizadas
pelas crianças e professores e pode gerar constrangimentos. Caso haja
necessidade da saída do aluno antes do horário previsto, a Creche deve
ser avisada. Dessa forma todos podem se preparar com a devida
antecedência. Saídas após às 17h00min:O aluno aguardará os pais ou
responsáveis na Coordenação.
a) Salas de aula: Durante o período de aula os pais ou responsáveis devem evitar sua presença no ambiente das salas ou proximidades.
b) Autorização: Os
pais ou responsáveis podem autorizar outra pessoa a buscar a criança;
porém, esta será liberada mediante autorização por escrito na agenda do
aluno.
c) Uniforme: Deve
estar identificado com o nome do aluno e turma (sugestão: caneta
ACRILPEN ou bordado). A creche não se responsabilizará pelos materiais e
uniformes não identificados.
d) Achados e Perdidos: Os objetos encontrados estarão à disposição na Coordenação.
e) Medicamentos: A
creche não ministra medicamentos. Caso o aluno esteja tomando
medicamentos com orientação médica, o responsável deverá mandá-lo, com
as devidas orientações por escrito na agenda. Em situação de emergência a
Coordenação da creche entrará em contato com os pais ou responsáveis.
f) Aniversário: Com o objetivo de valorizar a vida, o aniversário do aluno poderá ser festejado na creche.
Por tanto, fica estabelecido que:
- Não é permitido distribuir convites;
g) Adaptação: Este
período é fundamental para a criança recém chegada e visa o bem estar,
acolhimento e segurança do aluno. Para tanto, solicitamos que pais ou
responsáveis busquem a criança mais cedo. A Coordenação designará um
tempo determinado, dependendo da adaptação de cada criança.
h) Horário de atendimento: Os
pais ou responsáveis poderão conversar com a professora em horário
previamente marcado. O agendamento é feito com a Coordenação.
i) Acompanhamento: O
acompanhamento diário das atividades escolares deve ser uma constante,
ajudando-os a desenvolver a responsabilidade, a autonomia e o hábito de
estudo. É importante que a criança seja estimulada em casa
. Atividades
Na
Educação Infantil, neste início do processo de aprendizagem, o mais
importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao
mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se
socializar. Por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas,
desenvolvemos os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.
a) Visitas culturais: Durante
o ano letivo, teremos atividades extracurriculares como passeios com
finalidade pedagógica; os pais ou responsáveis serão comunicados com
antecedência quanto ao roteiro, o valor que deverá ser enviado e o
pedido de autorização previamente agendada.
b) Material de sucata e outros: Durante
o ano letivo, a professora poderá fazer a solicitação de um determinado
material alternativo (sucata), sendo requerido por escrito.
c) Música: Seu
objetivo é fazer com que a criança desenvolva gosto pela música, a
sensibilidade e a percepção auditiva. Experiências realizadas na
Alemanha comprovaram que o fazer musical desenvolve o raciocínio lógico
da criança, além de incentivar a criatividade e a improvisação e
desenvolver as capacidades socioafetivas, motoras e cognitivas.
Postado por
CRECHE COMUNITARIA ROSALDA PAIM
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial